ENGMEX realiza Workshops sobre BIM (Building Information Modeling)

A ENGMEX entende a importância do uso da tecnologia BIM no Brasil e no mundo, e por sua expertise no assunto, deu início a organização de workshops gratuitos para algumas empresas do estado de Minas Gerais e São Paulo, com o objetivo de disseminar esse conhecimento a apresentar os benefícios da utilização do mesmo.

Além dos benefícios da tecnologia BIM em comparação ao modelo tradicional em 2D, são apresentados alguns cases de sucesso, soluções para padronização de templates, relatórios, famílias (biblioteca 3D) e uma codificação com a especificação de materiais integrado ao software de projetos. Novos workshops estão sendo solicitados e programados para outros estados do Brasil, com destaque para a solicitação frequente de empresas públicas que buscam o melhor entendimento e caminho para a realização dessa implantação BIM.

Confirmando a expansão do tema “BIM”, nos dias 21 2e 23 de outubro de 2014, a ENGMEX participou do 1º Seminário Regional “Construindo BIM: Desafios e Perspectivas para implantação no Brasil”, realizado em Curitiba – PR. O evento reuniu 300 pessoas e mais 700 através de web-conferência, incluindo 60 universidades. O objetivo deste evento foi compartilhar experiências obtidas pela Secretaria de Desenvolvimento de Santa Catarina. Paraná e Rio Grande do Sul estudam medidas para seguir esse caminho. Durante o evento, foram apresentados diversos casos de sucesso de empreendimentos públicos e privados que foram desenvolvidos com a tecnologia BIM. Durante esses dois dias de debates e trocas de experiências, 23 profissionais expuseram suas experiências em torno do BIM (Building Information Modeling) e em consonância somaram esforços em prol da implantação da Plataforma. O cruzamento de disciplinas, o agrupamento de habilidades e o fomento da cadeia produtiva foram pontos destacados por todos os profissionais, que se reuniram para congregar as próximas etapas a serem seguidas no que tange à implantação na região Sul da BIM.