Serviços de Auditoria e Verificações de Integridade e Consistência em Projetos de Engenharia

Artigo de Lucas Mardegam

A competitividade do mercado faz com que os novos sistemas de engenharia – também comumente conhecido como Plant Design (termo em inglês) garantissem uma melhor interação entre as disciplinas de engenharia na execução do projeto. Para isso, os dados foram organizados e estruturados em sistemas de banco de dados, os quais permitem comportamentos e relações complexas, tratando os dados de forma eficaz dentro da aplicação a que se destinam. No entanto, a natureza muito complexa dessas estruturas de dados pode ser um impedimento para a análise de qualidade, consistência e integridade das informações geradas durante um projeto de engenharia.

Na tentativa de suprir essa necessidade, os fabricantes de software Plant Design desenvolveram alguns produtos que atuam no transporte de informações entre um software e outro, através de mapeamento dos atributos, garantindo assim consistência e integridade dos dados. Apesar da eficiência, a complexidade e o investimento inicial com licenças, implantação e a dificuldade de se adaptar aos processos exigidos, podem ser grandes impeditivos em sua implementação e total utilização.

Alem disso, é extremamente importante garantir que as informações e dados dos projetos estejam sendo gerados de acordo com o sistema de padronização (requisitos técnicos e critérios de engenharia) adotados, bem como todas as informações requeridas estejam sendo devidamente preenchidas e completadas. O volume de dados e desenhos de um projeto pode ser massivo, fazendo com que essa verificação de qualidade consuma uma razoável quantidade de tempo.

Diante deste cenário surgem alguns questionamentos: Como assegurar que um projeto está seguindo à risca os requisitos técnicos e critérios de engenharia, garantindo assim a qualidade das informações geradas? Como certificar que o fluxo de informações geradas por uma disciplina de engenharia em um determinado software chegou até o outro software – e consequentemente a outra disciplina, de forma consistente e íntegra? Como extrair todos os benefícios de um projeto desenvolvido em qualquer ferramenta de Plant Design sem possuir um módulo de comunicação entre os softwares?

Frente aos desafios propostos, a ENGMEX criou uma metodologia capaz de certificar que as informações geradas durante o ciclo de vida de um projeto de engenharia estão condizentes com os requisitos técnicos e critérios especificados, evitando não somente potenciais inconsistências, mas também o retrabalho (HH – homens hora) que podem ser gerados caso não sejam identificados e evidenciados o mais breve possível.

Além da verificação de qualidade, a ENGMEX foca também na consistência e integridade dos dados quando comparados entre os diferentes bancos de dados gerados pelos múltiplos softwares. A verificação de dados em um único sistema pode ser direta, mas a verificação de dados através de muitas aplicações de diferentes fabricantes não são. A consistência e integridade dos dados são fatores essenciais, respeitando a singularidade da origem da informação em meio a pluralidade dos tipos de dados gerados.

Dessa forma, os serviços oferecidos geram relatórios de qualidade, integridade e consistências dos dados, apontando as principais divergências devido ao descumprimento das regras e critérios de engenharia, evidenciando também, as diferenças das informações encontradas entre as diversas bases de dados que compõem um projeto de engenharia.