Uma economia de R$ 2 milhões: tecnologia Autodesk é usada em modelagem 3D de refinaria

Fonte: TN Petroléo

O desafio da EPC Engenharia era reconstruir em modelagem 3D uma planta de 80 mil metros quadrados. O que tornava tudo mais complexo é que se tratava de um projeto de refinaria, razão pela qual seria necessário seguir o padrão de software utilizado nessa indústria. Além da complexidade da ferramenta utilizada, a empresa também esbarrou nas questões de cronograma e custo, uma vez que o projeto se estendeu por mais tempo que o planejado e isso afetou diretamente o budget determinado.

Para avançar na reconstrução do modelo 3D, a EPC buscou no mercado uma ferramenta complementar, que pudesse ser adaptada ao modelo exigido pela indústria nacional de óleo e gás. Para utilizou a plataforma Autodesk, como uma maneira de criar um reconstrutor de modelo em 3D que pudesse ser lido pelo software exigido pelo cliente final. O projeto, que já levava 8 anos para ser executado, pôde então ser finalizado de uma forma que diminuísse o risco de impacto no orçamento inicial e que não afetasse ainda mais o cronograma proposto inicialmente.

De acordo com Kleber Souza Bastos, diretor de operações da Engmex, empresa parceira do grupo EPC, o caminho alternativo que escolheram ao utilizar a AEC Collection da Autodesk possibilitou usar toda uma gama de soluções para adaptar o projeto, além de permitir acesso a captura da realidade por meio de laser scan e modelagem em 3D.

Em oito anos a tecnologia avançou muito e o BIM se tornou uma realidade no Brasil. Por isso, esbarramos na questão da oferta de ferramentas confiáveis no mercado e conhecimento técnico de como usá-las. Sendo a Autodesk a empresa líder nesse setor no Brasil e no mundo, o caminho estava certo”, afirma Kleber.

Com essa adaptação, a EPC foi capaz de reduzir o custo do projeto em R$ 2 milhões. “A flexibilidade do pacote de soluções Autodesk foi decisiva neste sentido”, conclui o executivo.

Fabio Gomes, executivo da Autodesk, explica que a tecnologia ofertada pela companhia americana é capaz de solucionar questões simples, como a modelagem em 3D de uma peça de design, até um projeto grandioso e complexo, como o deste caso. Com a adaptação da reconstrução do modelo 3D com a AEC Collection, a EPC Engenharia pôde entregar ao cliente final o projeto inteiramente desenvolvido com plataforma Autodesk, mas convertido ao modelo exigido pela indústria, porém, com um custo muito menor devido à flexibilidade da ferramenta adotada.

Acreditamos que esta solução, assim como trouxe inovação e resultados concretos para este projeto, poderá também beneficiar outros clientes. Sobretudo neste momento importante do mercado brasileiro, onde é imprescindível obter maior eficiência e redução nos custos. O caminho é a inovação”, concluiu André Schettino, vice-presidente executivo da EPC Engenharia.